Criatividade continuará a ser grande aliada de futuros profissionais

Resultado de imagem para criatividade

Especialistas em educação e em economia, afirmam que a nova geração que entra no mercado de trabalho terá que ser mais criativa e integrada a equipe. Em cada 10 crianças que estudam hoje no ensino fundamental, um dia trabalharão em profissões que ainda nem foram criadas.

Quando as crianças e os adolescentes de hoje chegarem a idade adulta vão trabalhar em profissões que ainda não conhecemos. Um relatório apresentado no fórum econômico mundial trouxe um ranking com 10 habilidades que serão essenciais para os profissionais em 2020.

Dentre eles estão: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, administração de pessoas, coordenação com os outros, inteligência emocional, tomada de decisões, orientação de negócios, negociação, e flexibilidade cognitiva.

A criatividade é uma das aptidões que se repetem nos últimos rankings, e a previsão é que ela será a característica mais importante daqui há três anos. A facilidade de trabalhar em equipe também ganha destaque, inclusive nas profissões mais técnicas. Já não vai haver lugar para o especialista que prefere se isolar do resto da equipe.

O instituto ACAIA trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na zona Oeste de São Paulo. Eles oferecem atividades e oficinas que trabalham a autonomia e o raciocínio lógico. “Preparar as crianças emocionalmente, na verdade é o mesmo que você respeitar o tempo da criança e ao mesmo tempo propor desafios”, disse a diretora do instituto ACAIA, Elisa Bracher.

Para a especialista em educação, Carolina da Costa, as políticas públicas de ensino devem se adaptar rapidamente. “Afinal de contas nós queremos indivíduos conscientes dos impactos de suas ações no coletivo. Então, escolas que conseguem produzir situações e oportunidades onde o aluno treine e desenvolva essa consciência de interagir dentro do coletivo, estarão em um caminho bastante produtivo de formação dessas pessoas”, disse Carolina da Costa.

Por isso, os especialistas aconselham que os pais também estimulem essas habilidades nas crianças, para que elas tenham uma ótima colocação no mercado de trabalho no futuro. Atividades que proporcionem certa responsabilidade às crianças e que estimulem a criatividade, são ótimas para desenvolver habilidades importantes. Esse estímulo deve partir das instituições de educação e também de casa.