Experiência profissional e erros impulsionam o empreendedor Fernando Mol

Nem sempre o mundo dos negócios têm um caminho fácil, muitas vezes é necessário persistência para alcançar o objetivo desejado. Os erros são uma das melhores formas de progredir, no entanto podem custar caro, mas a experiência adquirida ao longo da carreira torna o empreendedor mais hábil para tomar suas decisões e acertar o alvo.

Henrique Mol, é um desses empreendedores que aprenderam na prática. Com apenas 17 anos, ele já havia aberto o seu próprio negócio, no entanto, a empresa não rendeu frutos, mas com essa experiência Mol adquiriu mais maturidade para recomeçar em outros empreendimentos.

A primeira empresa de Mol foi uma agência de publicidade que produzia revistas e jornais na capital mineira, Belo Horizonte. No entanto, os resultados não foram tão satisfatórios então o jovem empreendedor decidiu fechar a empresa. Na época, o jovem empresário não conseguia gerar o lucro necessário e também não possuía conhecimento suficiente para continuar com o negócio diante de uma concorrência alta. Outro fator que influenciou no fim da agência foi o acidente de carro que Mol sofreu, o que o deixou afastado do trabalho.

Apesar de não ter obtido bons resultados com a primeira empresa, o jovem não desistiu de ser um empreendedor. Enquanto adquiria mais experiência no mercado de trabalho para iniciar uma nova atividade empreendedora, Mol trabalhou na empresa de informática de seu pai.

A experiência de trabalhar na empresa de seu pai permitiu que ele adquirisse conhecimento na administração financeira do negócio, focado na venda de softwares. Com essa bagagem profissional Mol conseguiu uma vaga em outra empresa do ramo como diretor comercial. No seu novo trabalho o desafio era conquistar mais clientes, para isso fazia viagens por todo o país. Quando o profissional saiu da empresa havia conseguido 140 clientes.

No ano de 2011, Mol percebeu que havia espaço no mercado para a criação de uma franquia de viagens e decidiu criar a Encontre Sua Viagem. A franqueadora atua na área de turismo proporcionando pacotes de viagem, passagens aéreas e serviços como cruzeiros e locação. No ano de 2017 o faturamento da empresa foi de R$ 70 milhões.